(42) 9 8417-5925

Honestidade

21 de junho
|

Voltaire, filósofo francês, disse que “devemos ensinar uma pessoa a ser honesta, pois se não o fizermos, ela não aprenderá sozinha.”

Pensando sobre a importância da honestidade, os alunos do oitavo ano, além de participarem de aulas reflexivas, foram instigados a questionar seus familiares e aprender mais sobre este assunto tão essencial nos dias atuais.

No dia 12/05/2021 realizamos um teste de honestidade no Colégio Aliança, como sugestão dos alunos do oitavo ano. Colocamos cupcakes num local onde os alunos podiam pegar e depositar o valor numa caixinha. Sem vendedores, sem professores cuidando, sem câmeras, apenas a consciência de cada um. O resultado foi que 93,46% dos alunos pagaram, portanto, tivemos uma taxa de 6,54% de desonestidade, algo que precisa ser melhorado e trabalhado mais com os alunos.

De maneira geral, a maior parte de nós, quando questionada sobre sua honestidade, afirma ser honesta. Mas você realmente usa da honestidade ao responder essa questão? Quantas vezes, nas ações do dia a dia, podemos nos pegar em xeque diante de pensamentos e ações não tão honestas assim? Se houver a possibilidade de sonegar ao menos parte do imposto de renda, “burlar” uma multa de trânsito, dar um “descontinho” para quem não exigir nota fiscal, receber um pequeno (ou grande) benefício diante de uma transação financeira, ter um “lucro” maior que o esperado, se apropriar intelectualmente da produção de outra pessoa sem lhe atribuir os créditos ou méritos por sua produção etc., será que nossa honestidade, colocada à prova, resistirá a essas “tentações”? Será que a corrupção está somente no congresso, entre os políticos?